domingo, 23 de dezembro de 2012

Diário de Bordo - Programa 2 – Salvaterra de Magos/Penha Garcia (Bolo Centeio)




Apesar de o objectivo da minha viagem não ser sempre um doce, depois de na semana passada termos estado em alcácer do sal a comer pinhoadas, esta semana voltamos ao tema das sobremesas e vamos a Penha Garcia, no coração da beira baixa, para comer o Bolo Centeio!
Desta vez, porém, temos doce no final  da viagem, mas também no início, já que o ponto de partida escolhido é Salvaterra de Magos e a famosa Cabana dos Parodiantes de Lisboa.
Viemos à Cabana  conhecer um pouco deste ponto de encontra prestes a comemorar 70 anos e, claro enfiar um barrete. Foi sob o nome de Cabana dos Parodiantes que em na década de 40 nasceu esta casa, tornado famosa graças às paródias de José e Ruy Andrade, os irmãos que colocaram Salvaterra de Magos no Mapa cheio de Graça com Todos e publicidade a Esta cabana.
É daqui que partimos para uma viagem de quase 300 quilómetros… Ribatejo dentro, alto Alentejo mais à frente e a beira baixa como destino
O caminho que escolhi para este arranque de viagem foi rumo a Alpiarça, pela nacional 118, para mais à frente seguir para Ulme já no coração do Ribatejo.
Apesar de  o piso destas estradas estar em condições bastante razoáveis, algumas zonas exigem maior cuidado, principalmente por causa das bermas que com chuva escorrem lama para o asfalto. Por outro lado, aconselho cuidados adicionais com os veículos agrícolas, em muitos casos com carga e em andamento muito reduzido.




Água Travessa (Herdade de Cadouços)

Situada no lugar de Água Travessa, concelho de Abrantes, a Herdade de Cadouços é muito mais do que um Hotel Rural. Este espaço que contempla uma propriedade com 600 hectares, assume-me como a porta de entrada para uma verdadeira experiência da vida no campo.
Na Herdade de Cadouços produz-se vinho e, neste momento, são dois os rótulos disponíveis: o Memorium e o Yes We Can, produzidos a partir de castas nacionais, mas com o conhecido travo ribatejano.
Aqui mal se ouve o som dos carros ou da azáfama da cidade. O ruído mais intenso é das rãs que habitam as oito albufeiras que existem na herdade, ou dos pássaros que, pela amanhã, nos aparecem à porta. Os quartos são pequenas habitações nos três edifícios disponíveis e que entre si partilham uma paisagem única.
Além do alojamento, existem espaços disponíveis para eventos e uma lista infindável de actividades ao ar livre e um restaurante que, além dos pequenos almoços, serve diversos pratos regionais para os clientes hospedados e não só...
Na manhã seguinte, vamos ainda mais para o interior. O destino é Vila Velha de Rodão, mas o que interessa mesmo é o caminho. Descer a Serra de Rodão rumo ao Tejo e voltar subir para a Foz do Cobrão só não foi ainda mais empolgante por causa da chuva que fez que questão de me acompanhar.

Foz do Cobrão (Restante Vale Mourão)

O restaurante Vale Mourão é muito acolhedor, cativando não só pela ementa, mas também pela decoração. Manteve a traça e a construção, mas acrescentou requinte a um espaço que nos meses de verão tem várias semanas de espera para mesas de grupo. O restaurante é parceiro oficial da Rede das Aldeias do Xisto, que é um projecto de desenvolvimento sustentável, de âmbito regional e que serve de plataforma de promoção do interior do país, com aldeias entre Vila de Rei a Arganil ou de Castelo Branco a Miranda do Corvo.
O local onde funciona o restaurante Vale Mourão está situado a escassos metros do Miradouro com o mesmo nome e que fica no alto do vale onde corre o Rio Ocreza, que nasce na Serra da Gardunha e desagua no Tejo, pouco abaixo da Barragem do Fratel. Gozar da oportunidade de andar de moto nesta zona é, mesmo com mau tempo, um privilégio.
As estradas serpenteiam junto ao vale antes de chegar Sarnadinha. A municipal 545 tem um piso óptimo e um sem número de curvas e contra-curvas que nos vão levar até Castelo Branco e mais adiante a Proença a Velha.
Estamos, entranto, bem dentro do Geopark Naturtejo da Meseta Meridional, gerido pela Naturtejo e da qual fazem parte os concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão.

Proença-a-Velha (Núcleo Museológico dos Lagares)

A oliveira sempre fez parte das culturas base da região e as azeitonas e o azeite que aqui se produzem são alvo de uma enorme procura. O núcleo museológico de Proença a velha produz azeite em regime comunitário, servido para escoar o produto final oriundo de pequenas colheitas locais.
Neste espaço de visita funcionou um proeminente lagar, mas que recentemente tornou-se num ponto incontornável de passagem onde é dado conhecer o processo de fabricação do azeite através do sistemas seculares, por exemplo dos lagares de varas, que haveremos de conhecer em detalhes no nosso próximo programa.

Honda VFR 1200 X Crosstourer DCT

A VFR 1200X Crosstourer foi a moto que escolhi para esta escapadinha rumo a Penha Garcia. Este modelo foi apresentado em 2010 como protótipo no Salão de Milão e a verdade é que do “concept” para o modelo a expectativa não saiu defraudada.
Num mercado onde se tem visto avalanche de Maxi-Trail, a Honda assume sem complexos a responsabilidade de defender o património histórico dos motores “em V”, com um modelo de quatro cilindros de 1237cc e 127 cavalos.
VFR é uma assinatura emblemática da Honda e esta 1200 X tem tudo para vingar e até um excelente preço. Porém, a mais curiosa particularidade do modelo que utilizei nesta viagem é o facto de estar equipado com a caixa de velocidades de dupla embraiagem, à qual foi dado o nome de DCT. A principio estranha e depois entranha-se. Esta Honda revelou-se uma muito agradável surpresa e o facto de não ter nem manete de embraiagem nem pedal para engrenar velocidades não exige muitos quilómetros de habituação.
A caixa de seis relações é muito fácil de utilizar, rápida entre passagens e nem sequer penaliza os consumos, que são da ordem dos seis litros por cada 100 quilómetros, quer no na DCT quer no modelo convencional. Este sistema semelhante ao já utilizado em alguns modelos de automóveis foi estreado na VFR 1200 F e já equipa também a scooter Integra e pode ser utilizada em três modos distintos, D para Drive, S para Sport e M para Manual. No modelo da minha viagem surge num pacote de equipamento que, entre outros, contempla ainda o ABS e o controlo de tracção.
Os seus 285 quilogramas – mais 10 do que no modelo de caixa manual – não são de modo algum penalizadores para o condutor. Os 127 cavalos deste quatro cilindros são mais do que suficientes e o equilíbrio dinâmico da moto é outro dos pontos favoráveis bem como o preço que ultrapassa em muito pouco os 15 mil euros.

Termas de Monfortinho (Hotel Fonte Santa)

O Hotel Fonte Santa é uma das mais relevantes unidades hoteleiras da região e funciona num edifício com mais de 70 anos paredes meias com as famosas Termas de Monfortinho estância termal que dá nome a este lugar. Os tratamento das termas que se situam nas costas do hotel, estão indicados para quem sofre de doenças de pele, fígado intestino e vesícula, reumático e das vias respiratórias.
Recentemente renovada, esta unidade está localizada num sítio privilegiado bem dentro da chamada “Raia Perdida” e com vista para Herdade da Poupa, muito conhecida na região como local de caça, mas também de observação de várias espécies animais no seu habitat original.
No tempo em que o movimento em torno das termas era bem maior do que nos dias de hoje, as Termas de Monfortinho e a suas unidades hoteleiras esgotavam a sua capacidade. Hoje tal já não acontece, mas o hotel Fonte Santa continua  ser muito procurado, em boa parte como resultado da relação qualidade/preço e da diversificação de serviços que tem vindo a operar. O Hotel Fonte Santa tem 42 quartos, excelentes condições e um serviço exemplar…
Recomposto do esforço de uma viagem com muita chuva, é chegada a hora de jantar!

Penha Garcia (Restaurante “O Raiano”)

Longe da sofisticação que tem ditado regras em alguns lugares da região, estratégia nem sempre bem sucedida, o restaurante “O Raiano” tem como bandeira uma excelente relação qualidade preço.
Mais do que fazer uma refeição, a vontade que dá é assentar arraiais à mesa e provar um pouco de tudo. O destaque vai para os ensopados de Cabrito e Javali, a Prova do Chouriço, e o Veado. Não há dieta que resista… O restaurante “O Raiano” situa-se em Penha Garcia, aldeia de origem pouco conhecida, mas que foi sede de município e recebeu carta de foral por D. Afonso III em 1256 e D. Manuel em 1510. É nesta vila que terminará a nossa viagem, mas temos ainda muito para mostrar neste nossa escapadinha por terras da Raia. Não perca o próximo programa.

No próximo episódio

Pra semana saímos do Hotel Fonte Santa para Idanha-a-Velha para saber como funcionavam os ancestrais lagares de varas. É nesta aldeia histórica que vamos ver uma série de achados arqueológicos, entre a capela e ponte romana. O nosso percurso inclui ainda algumas vilas que teimam em contrariar o abandono e paramos na sede do concelho, Idanha-a-Nova, para almoçar. Daí regressamos a Penha Garcia para cumprir a rota dos fósseis, com partida e chegada ao Castelo Local. Terminamos à conversa no forno comunitário onde vamos encontra os Tesouros de Penha Garcia e provar o Bolo Centeio.

Em resumo:

Cabana dos Parodiantes

Av. Dr. Roberto Ferreira da Fonseca, 40 - Salvaterra de Magos
tlf. 263504177
email. cabana.eventos@gmail.com
www.cabanadosparodiantes.com
gps. 39º-1' 35'' Norte | 8º47' 35'' Oeste
Encerra à Quarta-feira
Preço dos Barretes – 0,85 €/Unidade

Herdade de Cadouços
Água Travessa, Bemposta (Abrantes)
tlf.241760000
Email: herdadedecadoucos@herdadedecadoucos.com
http://www.herdadedecadoucos.com
gps. 39º-16’335’’ Norte | 8º11’874’ Oeste
Preço por noite: a partir de 45€

Restaurante Vale Mourão

Rua da Alfandega nº 65 Foz do Cobrão, Vila Velha de Rodão (Aldeia de Xisto)
tlf. 272543012/966504149
url. www.valemourao.blogspot.com
email. valemourao@gmail.com
gps. 39º43’54’’ Norte | 7º45’33’’ Oeste
Encerra ao Domingo ao Jantar e à Segunda-feira
Preço: 20/30 € por pessoa

Hotel Fonte Santa

Termas de Monfortinho, Monfortinho (Idanha-a-Nova)
tlf. 277 430 300
url. http://www.ohotelsandresorts.com
email. hotelfontesanta@Ohotelsandresorts.com
gps. 40°00’01.16’’ Norte | 6°52’35.67’’ Oeste
preço: a partir de 70€

Restaurante Raiano

Estrada Nacional 239, Penha Garcia (Idanha-a-Nova)
tlf. 277276350
gps: 39º 50’42,61’’ Norte | 7º 4’12,94’’ Oeste
Encerra à segunda-feira
preço: 10/15 € por pessoa


Sem comentários:

Enviar um comentário