sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Diário de Bordo – Programa 3 – Salvaterra de Magos/Penha Garcia (Bolo Centeio)




O nosso último programa saímos de Salvaterra de Magos, onde o espírito dos parodiantes se mantém bem vivo. Passámos por Água Travessa para descansar na Herdade de Cadouços.
Subimos depois rumo a Vila Velha de Rodão e mais adiante até à Foz do Cobrão para uma tarde à mesa no restaurante Vale Mourão. Em Monfortinho fomos às Termas e terminámos a jantar em Penha Garcia no restaurante Raiano.
Passada a noite no Hotel Fonte Santa, a derradeira etapa desta escapadinha por terras raiana vai levar-nos de novo até Penha Garcia. Porém, não escolhemos o caminho mais curto...



Percurso Termas de Monfortinho/Idanha-a-Velha

Saindo das termas de Monfortinho, existem duas hipóteses para chegar à nossa próxima paragem. Em qualquer delas vai atravessar aldeias que travam uma luta desigual contra o esquecimento a que vão sendo vetadas. Se preferir um percurso mais sinuoso, pouco depois de entrar na N240 em direcção a Castelo Branco deverá virar à direita para a Torre de Monfortinho e depois para a freguesia de Toulões passando pelo Carriçal. Seguindo na N240, à entrada de Zebreira,  apanhe a Estrada à sua direita para Alcafozes e aí não há como enganar. Idanha-a Velha está logo ali. Aproveite e aprecie a paisagem.

Percurso Idanha-a-Velha/Idanha-a-Nova

A sugestão seguinte é dar um salto até à sede de concelho, Idanha-a-nova, cruzando a N354, passando pela santuário da Senhora do Almortão, santa com muitos devotos na região. Vai rodar ao lado do santuário antes de cruzar a Senhora da Graça e subir para a Idanha-a-Nova. Se sair de Idanha a Velha em direcção a Penamacor, apanhe a Nacional 239 atravessando Medelim. A Estrada tem muito menos curvas, é mais larga, mas um cenário é de tirar o fôlego.
Idanha-a-nova, é sede a de um dos mais extensos concelhos dos país, com 17 freguesias, entre as quais se encontra a aldeia mais portuguesa, Monsanto, que haveremos de conhecer em detalhe noutro programa. Actualmente o concelho fundado em 1206 tem perto de 10 mil habitantes nos seus 1400 quilómetros quadrados. Sede de um concelho onde a agricultura foi a principal actividade, hoje a aposta no turismo e na divulgação das maravilhas da região é forte e bem sucedida. Há, sem dúvida, muito para descobrir…

Idanha-a-Nova / Restaurante Helana

Chegado a Idanha-a-nova, o almoço foi servido no restaurante Helana situado bem no meio do centro histórico da vila e que funciona nas antigas instalações da fábrica de refrigerantes raiana. Prepare-se para leque de sabores bem típicos como a Sopa de Peixe do Ponsul a Tiborna de Bacalhau ou o Ensopado de Borreguinho raiano  

Parque Inconológico de Penha Garcia

Após o almoço, o desafio é regressar a Penha Garcia para um passeio a pé para um verdadeiro “banho” de cultura e natureza… A nossa próxima paragem é para apreciar um pouco do que existe no parque iconológico de Penha Garcia que reflecte achados fossilizados com 480 milhões de anos e que nos indicam por exemplo que por mais incrível que possa parecer, nesta zona naquele tempo havia mar.

Próximo Episódio

Na próxima semana saímos do Cacau da Ribeira no coração da capital por onde andaremos para apreciar uma exposição que vai correr o país à boleia de um livro que eterniza o trabalho de 12 repórteres fotográficos. Chama-se 12.12.12

Vamos em direcção ao mar para, já em Cascais, apreciar a obra que Paula Rego expõe na sua Casa das Histórias. Não foi por acaso que escolhemos para este passeio a Honda Integra, uma Scooter que tem alma de moto. Rodamos pelos antigos troços do Rali de Portugal. Lagoa Azul Sintra e Peninha.

- Em resumo:

Restaurante Helana
Rua José Silvestre Ribeiro, 35 Idanha-a-Nova
tel. 277 201 095
Email.
geral@helana.com
Encerra à 3ª Feira e 4ª Feira
Preço: 15 €/pessoa

Complexo Monumental de Idanha-a-Velha
Posto de Turismo
Rua do Lagar – 6060-041 Idanha-a-Velha
tel: 277 914 280

Parque Inconológico de Penha Garcia
Posto de Turismo
Rua do Espírito Santo - 6060 Penha Garcia
Telefone: +351 277 366 011 | +351 277 366 349

Tesouros de Penha Garcia (Bolo Centeio) - Forno Comunitário
Rua do Espírito Santo - 6060 Penha Garcia
tel. 967 615 837
produtos. Bolo Centeio, Pão em forno de Lenha, Bicas de Azeite, Madalenas, Biscoitos de Leite

- Custo da Viagem

Estadias – 115,00 Euros
Refeições – 55,00 Euros
Gasolina (39 Litros) – 65,52 Euros

Total – 235,52 Euros
Fizemos parte do ritual motard de todos os Domingos no Cabo da Roca e acabámos a comer as inimitáveis queijadas da Casa do Preto.

Sem comentários:

Enviar um comentário