sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Diário de Bordo - Programa 4 – Lisboa e Sintra (Queijadas)




Esta nossa viagem começa no Cais do Sodré depois de um café no mítico Cacao da Ribeira, que ainda hoje abre, noite e dia, dando guarida, e muito mais, a quem por lá para, em ritmo de trabalho ou vindo dos muitos locais de diversão nocturna da capital.



Palácio Galveias – 12.12.12

As agitadas ruas de Lisboa levam-nos bem mais para dentro da cidade, até ao Campo Pequeno para uma paragem no Palácio Galveias. Foi aqui que ficamos a conhecer um pouco melhor o trabalho levado a cabo por 12 repórteres fotográficos e que deu origem a um livro e uma exposição com o mesmo nome 12.12.12.
Além do nosso anfitrião nesta visita, José Carlos Carvalho, são co-autores do livro 12.12.12, Adriana Morais, Adriano Miranda, Duarte Sá, José António Rodrigues, José Manuel Ribeiro, Lara jacinto, Nuno Fox, Nuno Veiga, Ricardo Meireles, Rodrigo Cabrita, Vasco Célio.

Paço de Arcos – Casa da Dízima

De regresso à Estrada, rumamos a Cascais, aproveitando, naturalmente, para saborear um pouco de mar na Estrada Marginal. Assim, saímos de Lisboa para sul e cruzamos a capital passando por Alcântara e Algés até à nossa próxima paragem… para almoçar claro!
O restaurante Casa da Dízima é uma incontornável referência gastronómica na região de Lisboa. Aqui serve-se requinte e qualidade em doses generosas num espaço com dois pisos e uma recuperação criteriosa que manteve a estrutura do edifício que remonta ao século XVIII.
Em termos de ementa talvez o mais complicado seja mesmo escolher. Eu apostaria sempre na qualidade e frescura do peixe, mas antes fazer talvez possa fazer uma passagem pelas entradas para provar o risoto de queijo de cabra ou as Vieiras Coradas em Azeite de Crustáceos. A oferta é acima de tudo muito variada e de confecção exemplar.

Percurso Paço de Arcos – Cascais

Terminado o almoço o que temos pela frente é um percurso desenhado a par das afamadas praias da linha, de Oeiras, Carcavelos e Parede até à baia de Cascais onde o recorte do mar desenha as curvas e a paisagem.
Cascais teima em manter-se como vila evitando a subida ao estatuto de cidade tudo por causa do turismo, motor de parte da economia local.
Trata-se da sede do concelho que é Membro Honorário da Ordem Militar de Cristo desde1964 e onde abunda a oferta em termos de hotelaria e gastronomia, mas também cultural.
Uma dica relevante para este nosso passeio é viajar sem pressa para disfrutar a paisagem, própria de uma qualquer Riviera, onde o Tejo se funde no Atlântico com  sol e temperaturas amenas mesmo em pleno inverno.

Casa da Histórias – Museu Paula Rego

Paula Rego e sua Casa das História passou a ser visita obrigatória em cascais desde 2009.  O Museu com o nome da mais internacional das nossas artistas plásticas abre portas na vila de cascais num espaço onde arte que não tem preço nos é oferecida gratuitamente…

Percurso Cascais/Sintra

A proposta seguinte é quase uma provocação. Seguimos de cascais para Sintra pela Estrada do Guincho e de seguida rumámos ao coração da serra para cumprir em parte os troços que fizeram as delicias dos amantes dos ralis e nomeadamente do Rali de Portugal.
Lagoa Azul, Peninha e Sintra marcaram uma época da competição automóveis em Portugal e foram pela ultimas vez cumpridos ao cronometro em 1986, ano de um terrível acidente que se mantém bem vivo na nossa memoria. O rali de Portugal já só aqui passa na sua versão histórica, mas as estradas e o que estas têm de desafiante não se alterou.

Honda Integra 700

Pelo facto de a distância a percorrer neste passeio não ser grande, escolhemos a Honda Integra, que é uma interessante fusão entre moto e Scooter, um conceito inovador ou pelo pouco explorado. Esta Scooter com alma de moto consegue juntar o melhor de dois mundos que tantas vezes parecem não ter pontos em comum. Retiramos as dificuldades inerentes às rodas de raio pequeno, acrescentamos capacidade de curva e travagem e um claro aumento do conforto e a temos uma Scooter perfeita.
A tudo isto a Honda juntou ainda um motor de 700cc que em termos de potência se equipara, por exemplo mais convencional Silver Wing – 600 e que apesar de não ser tão poupado goza do facto de ter acoplada a caixa de velocidades DCT de dupla embraiagem, que lhe transmite outra alma. Também por isso esta Honda Integra se torne bem mais divertida de guiar, com acelerações mais pujantes o que, aliada a uma capacidade em curva invejável transmite segurança e inspira a condução.
Face às Scooter convencionais equipara-se no nível de protecção da carenagem, mas necessita desesperadamente da top-case, já que os compartimentos para arrumos são relativamente limitados.
No próximo programa revelamos um pouco mais sobre esta Honda Integra.

Sintra – Villa das Rosas

Com este primeiro dia de passeio a chegar ao fim, o próximo destino só podia ser o local para passar a noite… Bem no meio da Vila de Sintra fomos descobrir a Villa das Rosas e é neste pequeno pedaço de paraíso que nos despedimos não sem revelar um pouco do que vamos ver no próximo programa.

No próximo episódio

Depois de uma noite de sossego absoluto na Villa das Rosas, vamos serra abaixo até ao cabo da roca onde semanalmente motards vindos de toda a parte se reúnem para partilhar a paixão comum pelas duas rodas.
O nosso objectivo não está longe e será atingido na quase centenária Casa do Preto onde vamos provar queijadas e outros pecados.

Em resumo:

12.12.12
Exposição patente em Lisboa até 12.1.2013
(Périplo pelo Pais ao longo de 2013)
Entrada Gratuita
url.
http://www.121212.portfoliobox.net
preço do livro. 39,90€

Casa da Dízima
Rua Costa Pinto, 17 Paço de Arcos
tel. 214 462 965
email.geral@casadadizima.com
gps. 38º 41' 44'' N  |  9º 17' 24'' W
url.
http://www.casadadizima.com
a não perder: Risotto de Queijo de Cabra Frito, Tranche de Robalo Estaladiço; Mil folhas de Framboesas frescas e
Creme Mascarpone
Preço médio: 30,00/35,00€

Casa da Histórias - Museu Paula Rego
Avenida da República, 300 Cascais
tel. 214 826 970
email.
actividades.se@casadashistorias.com

horário: das 10 às 19 e das 10h00 às 18h00 no Inverno
não encerra

Sem comentários:

Enviar um comentário